segunda-feira, 15 de abril de 2013

Review: Ibanez S570dxqm x Ibanez RG350dxz x Tagima E2 x Cort Viva Gold II

Então pessoal, alguns dias fui em uma loja testar essas quatro guitarras.
Quando cheguei na loja já fiquei impressionado de ainda terem a Cort Viva II, que já saiu de linha a algum tempo, e também por terem a Ibanez S, que não é muito popularizada no Brasil, ainda mais aqui em Vitória - ES.
Muito bem, vou descrever cada uma e depois coloco minha opinião:

Ibanez S570DXQM

Braço: Três peças em Maple
Corpo: Mahogany com a parte de cima em Maple
Escala: Rosewood 24 casas
Trastes: Jumbo
Ponte: ZR com o sistema ZPS2
Captadores: INF (H S H)
Espessuras do Braço: 1º > 19mm 12º> 21mm
Preço: R$ 2500,00 à R$ 3200

Minha opinião: Uma guitarra linda. As laterais dela são super finas, isso deixa ela bem leve e confortável. Só de olhar pra ponte você se assusta, um visual totalmente refeito dessas ZR, e o sistema ZPS2 garante maior estabilidade e facilidade na hora de tocar e de trocar as cordas (não precisa ficar colocando apoio atrás da ponte pra afinar rsrs), segura muito bem a afinação, não sei se suportaria Steve Vai brincando com ela, mas comigo foi bem. O preço da loja tava meio salgado, R$3550,00, mas é que essa loja é cruel mesmo, mas na internet você acha ela bem mais barata. Visual bonito, braço fino e gostoso de tocar. Não gostei muito da marcação, é quase invisível no escuro. Os captadores são os novos padrões da Ibanez, são legaizinhos, e se trocar por melhores ela se torna uma TOP.

Ibanez RG350DXZ

Braço: Três peças em Maple
Corpo: Basswood (a madeira do baixo kkk, vi isso em algum tópico aqui)
Escala: Rosewood 24 casas com marcações em "Dente de Tubarão duplo"
Trastes: Jumbo
Ponte: Edge-Zero II com sistema ZPS3Fe
Captadores: INF (H S H)
Espessura do braço: 1º> 19mm 12º> 21mm
Preço: R$ 1500,00 à R$ 2000,00

Minha opinião: Guitarra bonita (mas entre as RG's ainda ficaria com as braço em maple rs), Lembra um pouco a JEM's para os fanáticos em Vai (como eu), o escudo perolado com hardware preto dão um contraste agradável aos olhos. A ponte também tem um visual bem cabuloso, com sistema ZPS3Fe, que não tem nada de diferente do ZPS2, só o nome, esse sistema possibilita um estabilidade na hora de tocar e na hora de afinar. A ponte segurou bem, mas achei que deixou um pouco a desejar quando soquei ela mesmo. Captadores padrões INF, não há necessidade de falar deles novamente. Apesar das medidas serem as mesmas, achei o braço mais um pouco mais grosso do que a S570.

Tagima E2

Braço: Marfim
Corpo: Cedro
Escala: Marfim escalopada com 22 trastes e marcações em abalone.
Trates: Jumbo
Ponte: Floyd Rose System cromada
Captadores: 2 Humbucker modelo Hot Bucker, 1 Single T-Standard Tagima
Espessuras: Boa pergunta, também não sei.
Preço: R$2000 à R$ 2500,00
Acompanha Case

Minha opinião: Guitarra que junta a ideia da stratocaster padrão com as superstratos. A ponte não é original Floyd Rose, não no modelo E2, é uma cópia que a Tagima fez, mas ela segura bem a afinação, e aguentou direitinho as alavancadas profundas (a la Vai). Captadores muito razoáveis, o nome aparenta trazer potência, mas não é isso que acontece. Guitarra meio pesadinha. Eu particularmente não gosto de braço escalopado, acho tudo muito mole demais pra tocar e duro demais pra slide (minha opinião apenas), mas pra quem procura um braço nesse estilo é uma boa pedida. Essa é aquela guitarra que você está pagando o nome do artista escrito no Headstock, ela é bem inferior a E1, assim como também a K2, JA2, todas essas séries com essa linha de produção. Não estou puxando o saco pra ninguém, mas essa guitarra não poderia ultrapassar os R$ 1500,00, acompanhando o case, que por sinal é lindo.

Cort Viva Gold II

Braço: Maple Canadense
Corpo: Soft Maple
Escala: Rosewood 24 trastes
Trastes: Jumbo
Ponte: Double Locking III Tremolo
Captadores: PSEG4-F & BBEG5-M & PSEG4-R (H-S-H)
Espessura: 1º> 20mm 12º> 21mm
Preço: R$ 1200 à 1800

Minha opinião: Fora de série, mas algumas lojas ainda possuem. Guitarra bonita, por ser natural, e eu gosto desse estilo limpo (rsrs). Corpo bem ergonômico, mas não tão leve quanto deveria ser, por causa do corpo em Soft Maple. A ponte é legal, não faz milagres, é desenvolvida pela Cort. Captadores são legais, achei melhores que o das Ibanez, eles tem um ganho legal (H's), guitarra bem versátil, você pode tanto tocar numa banda de Axé (se mata) quanto em uma de Heavy Metal (esse é o objetivo da maioria das empresas hoje, fazer guitarras versáteis). Achei o braço meio grosso e desconfortável, mas já ouvi falar que as Viva-Custom não são assim. Enfim, de todas o melhor custo benefício. Ela vale o que custou, ainda mais agora fora de série.

CONCLUSÃO: 4 Guitarras fantásticas, talvez nem seria justo compara-lás, mas a minha preferida é a S570, mas tem também as S420 que estão na mesma faixa de preço das RG's, porém não posso falar nada sobre elas, além da beleza da pintura. O acabamento de todas é bom. A cort tinha um defeitinho na pintura da ponte, ou arranhado, mas o cara da loja disse que se levasse ela ele daria R$ 100 de desconto por aquele incidente (rsrs). A tagima acompanha case, (legal) mas você paga o nome do cara (:/), as Ibanez você pega a marca no Headstock (culpa do Vai e do Satrianni), mas as pontes são fantásticas. A Cort vale o que custou, mas o braço é meio largo. Enfim, é impossível apenas com Review's você saber o que comprar, aconselho a vocês fazerem igual eu, ir a uma loja testar e comprar pela net, onde sai mais barato. Eu já tenho minha preferida, e estou pagando um pouco mais pela marca mesmo, mas fazer o que, quando a gente gosta faz loucuras! (Putz, que frase gay - Ignorem!). Se você tem dinheiro pra investir, aconselharia as Ibanez, se quer moral entre leigos aconselharia Tagima E2 e se quer custo-benefício aconselharia a Cort Viva Gold II.

É isso galera! Espero que tenham gostado do Review. Abraços.